O Dia Mundial da Água foi comemorado em Rondonópolis com a inauguração de mais um poço profundo e um reservatório com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros de água na Vila Goulart. A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia, com a participação do prefeito José Carlos do Pátio, vereadores, secretários municipais, servidores e várias lideranças comunitárias. Houve também uma apresentação cultural das crianças da CMEI José Antonio de Oliveira, do Residencial Magnólia.

“Estamos preparando a cidade para o futuro. Hoje temos o melhor saneamento do Centro Oeste e uma situação bem melhor que a enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros. O Saneamento é motivo de orgulho para os rondonopolitanos e comprova o compromisso que temos com o bem-estar do nosso povo e a preservação do meio ambiente”, disse Paulo José.

O presidente do Sanear explicou que o abastecimento de água do município conta com dois sistemas – um provido com a água captado no Rio Vermelho e o outro pelos poços artesianos localizados em vários bairros da cidade. “Enquanto muitas cidades sofrem com a crise hídrica, aqui conseguimos manter o abastecimento para toda a população”, ressaltou.

O novo poço tem 300 metros de profundidade e capacidade para produzir mais de 150 mil litros de água por hora. Ele foi planejado estrategicamente para contribuir no abastecimento de todos os bairros da região, incluindo o distrito industrial já instalado, e também para suportar o crescimento populacional nos próximos anos. A estrutura conta com revestimento especial para garantir a qualidade da água e prevenir riscos de desabamento.

Já o reservatório vai garantir mais estabilidade e ajudará a equalizar a pressão na rede de água, evitando quebras e situações que possam afetar o abastecimento. Os investimentos foram elogiados por lideranças comunitárias e empresários que atuam na região.

O prefeito José Carlos do Pátio também parabenizou a atuação do Sanear, lembrando que os serviços prestados pela autarquia são universalizados e têm hoje a melhor avaliação da opinião pública. Além do fornecimento de água tratada, o Sanear também é responsável pela rede de esgoto (coleta e tratamento) e pela coleta de lixo (comum e reciclável).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 1993 e visa chamar a atenção da população e das autoridades para a necessidade de fazermos uso racional e atuar na preservação dos mananciais que são essenciais para a vida no planeta.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT



Fonte da Noticia