Dedicado à prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira, a campanha Abril Marrom terá palestras em escolas da rede municipal.

A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Reabilitação Louis Braille, que é referência no atendimento a deficientes visuais em Rondonópolis.

“Estamos com uma agenda de palestras, onde técnicos da Secretária Municipal e Louis Braille vão nas escolas falar com alunos e professores sobre a saúde visual”, disse Leonardo Campos, que é o gerente de ações programáticas da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ele, além de palestra é feito também o teste de acuidade visual, que é uma forma rápida e barata de descobrir anomalias da visão. “A gente já faz, em seguida, uma triagem oftalmológica. Os alunos que apresentam mais dificuldades visuais fazem o teste snellen, que é aquele que usa tabela de letras. A partir do resultado, encaminhamos ou não para o oftalmologista”, informou Leonardo.

As palestras já foram realizadas nas Escola Municipal Tancredo Neves, localizada em bairro de mesmo nome, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ursulina de Miranda, na Vila Paulista.

Também estão programadas palestras para Escola Municipal de Educação Básica da Gleba Dom Bosco (dia 11), Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario de Andrade (dia 16), Escola Municipal Irmã Bernardo Venâncio Carvalho (dia 18), Escola Municipal de Educação Básica João Evangelista (dia23), Escola Municipal de Educação Básica Frei Milton (dia 25) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosalino Antônio (dia 30).

ABRIL MARROM

Idealizada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a campanha Abril Marrom surgiu com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção, o combate e a reabilitação às diversas doenças que podem acometer os olhos e levar à perda irreversível da visão.

O mês foi escolhido por conta do 8 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille. Já a cor marrom foi a definida por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), se tivessem consultado um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. A estimativa da OMS é de que 95 milhões de pessoas no mundo são cegas ou deficientes visuais.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT



Fonte da Noticia