Deputado pediu que empresa estudasse mudanças ouvindo a população dos bairros afetados

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), o Paisagista, participou nesta segunda-feira (26) de uma reunião da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com a empresa Rumo, sobre as mudanças no traçado da ferrovia em Rondonópolis.

Durante a reunião, o parlamentar cobrou explicações sobre os motivos que fizeram a empresa alterar o traçado original, colocando a ferrovia próxima de bairros residenciais.

“Faltou certa prudência no encaminhamento dessas questões, o que terminou gerando uma polêmica, fazendo a população ficar muito preocupada, bem como as pessoas que tinham projetos imobiliários no entorno dos bairros afetados, ali no perímetro urbano. Nos restou atuar para tentar entender essa questão e trabalhar por uma grande conciliação”, disse o parlamentar.

O presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), representantes da Rumo e o secretário de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, César Miranda, e outros deputados estaduais também participaram das discussões.

Para Cláudio Ferreira é importante ter um olhar para as questões econômicas e de desenvolvimento, mas sem deixar de lado os impactos sociais da mudança e defendeu que a Rumo dê explicações sobre as ações em Rondonópolis.

“Nós respeitamos e reconhecemos a importância da livre iniciativa, mas também respeitamos os questionamentos, os anseios, principalmente das pessoas que estão sendo atingidas diretamente e não têm uma resposta, o que termina abrindo um precedente pra muita especulação sobre as razões para que a Rumo tirasse a ferrovia do traçado original”, disse o deputado estadual durante a reunião.

Após ouvir as explicações e cobranças, o deputado Cláudio Ferreira pediu para que fosse criado um grupo de trabalho, a fim de discutir um ponto de consentimento entre a empresa e a população, além da realização de estudos sobre um acordo relativo ao traçado. Em resposta, a Rumo se prontificou a realizar outro encontro para discutir as pautas exigidas pelos deputados da bancada de Rondonópolis na Assembleia Legislativa.

“Estamos procurando uma conciliação para que todos sejam atendidos e beneficiados por este investimento que é necessário e que nós defendemos que seja feito, porém queremos também que a população seja ouvida”, defendeu Cláudio Paisagista.



Fonte da Noticia