O empresário do agronegócio Odilio Balbinotti Filho acertou entrada na chapa de José Medeiros (PL) como primeiro suplente ao Senado na eleição deste ano. A definição partiu de articulação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, mesmo preso, segue interferindo nas escolhas estratégicas do partido em todo o país.

A filiação de Balbinotti ao PL deve acontecer em março, durante um evento político organizado pela sigla. Nos bastidores, o nome do empresário já circulava há tempo dentro do partido, principalmente pelo peso financeiro e influência no setor do agronegócio em Mato Grosso.

No ano passado, lideranças do PL sondaram Balbinotti para disputar o Governo do Estado, mas ele optou por não entrar naquela corrida. Agora, a estratégia mudou e o foco passou a ser o Senado, com atuação direta nos bastidores da chapa.

Dono da Atto Sementes, Balbinotti liderou o ranking de doadores eleitorais em Mato Grosso e ocupou a terceira posição no cenário nacional nas eleições de 2024. As doações concentraram apoio em candidaturas da direita, especialmente do PL.

Somente no último pleito, o empresário destinou quase R$ 4 milhões para campanhas eleitorais, incluindo recursos para as eleições de Abilio Brunini, em Cuiabá, e de Cláudio Ferreira, em Rondonópolis, ambos do PL.



Fonte da Noticia